Primidona, soro

Outros nomes:

PRIMIDONA, PESQUISA E DOSAGEM NO SANGUE

EPIDONA®

MYSOLINE®

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 7 dias úteis (incluindo sábados) às 18h*

* Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Orientações necessárias

- O cliente deve estar com a dosagem estável da medicação há pelo menos dois dias, mantendo o horário regular de tomada do medicamento. - Caso o medicamento seja usado apenas uma vez ao dia, a coleta deve ser feita de 12 a 24 horas após a tomada. - Caso o medicamento seja usado duas ou mais vezes ao dia, a coleta deve ser feita dentro do período de uma hora antes da hora habitual. - Em caso de suspeita de intoxicação, pode ser colhida a qualquer momento (anotar o horário da tomada).

Processamento e adequação da amostra

- Anotar horário de coleta; - Anotar horário de coleta; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18º C; - Aliquotar 1 mL de soro em tubo de alíquota padrão Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Soro, volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8ºC): 4 dias; Congelada (-20ºC): 1 ano.

Método

- Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (HPLC).

Valor de referência

- Nível terapêutico: -- Primidona: de 4 a 12 µg/mL. -- Fenobarbital: de 15 a 40 µg/mL.

Interpretação e comentários

- O exame é útil na monitorização terapêutica de indivíduos com crises epilépticas que estejam recebendo a primidona. Essa substância é convertida em fenobarbital, razão pela qual o exame dosa ambas as drogas. A meia-vida da primidona é de cerca de 2,5 a 5 horas e a do fenobarbital, de 2 a 4 dias. Níveis estáveis são atingidos após cinco meias-vidas, a partir do início regular do uso da medicação. Concentrações tóxicas ultrapassam 15 microgramas/mL, no caso da primidona, e excedem 40 microgramas/mL, no caso do fenobarbital.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 7 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989