Ferro, medula óssea

Outros nomes:

AZUL DA PRUSSIA, COLORACAO

DEPOSITO DE FERRO EM MEDULA

FERRO EM MEDULA ÓSSEA

FERRO MEDULAR, PESQUISA DE

MEDULA OSSEA, DEPOSITO DE FERRO NA

MIELODISPLASICA, SINDROME, FERRO MEDULAR

PERLS, TESTE DE

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 2 dias úteis (incluindo sábados) às 18h*

* Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Orientações necessárias

- O exame é realizado em material de medula óssea colhido no Fleury ou em outros estabelecimentos de saúde. Para coleta no Fleury, é necessário agendar o procedimento com antecedência.

Processamento e adequação da amostra

- Conferir identificação e qualidade do material; - Acondicionar as lâminas secas em caixa plástica própria com a etiqueta de identificação na caixa; - Enviar à seção, em temperatura ambiente.

Método

- Perls, modificado.

Valor de referência

- Depósito intersticial: (++/+++). - Sideroblastos: (%) até 30% - Sideroblastos em anel: ausentes.

Interpretação e comentários

- Trata-se de um teste citoquímico de coloração para ferro, realizado em esfregaço de medula óssea, que tem utilidade na semiquantificação do depósito medular de ferro. Na anemia ferropriva, há diminuição ou ausência desses depósitos, enquanto na hemossiderose ou na hemocromatose, eles estão aumentados, o que também pode ocorrer nas anemias hemolíticas, nas anemias com eritropoiese ineficaz (megaloblásticas, sideroblásticas e talassemias) e nas anemias das doenças crônicas, especialmente nas inflamatórias. - Os sideroblastos em anel são patológicos e aparecem em alguns casos de síndrome mielodisplásica, a exemplo das anemias refratárias, e em situações de deficiência de ácido fólico e/ou B12, intoxicação por metais pesados (Pb), deficiência de piridoxina, uso de tuberculostáticos, etc.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989