Cistina, dosagem, urina

Outros nomes:

CISTINA NA URINA, DOSAGEM DE, AMOSTRA ISOLADA

CISTINURIA, DOSAGEM DE, AMOSTRA ISOLADA

NEFROLITISE, CISTINA EM AMOSTRA ISOLADA DE URINA, DOSAGEM

DOSAGEM DE CISTINA EM AMOSTRA ISOLADA DE URINA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 20 dias corridos às 18h*

* Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Orientações necessárias

- Este exame é realizado em amostra isolada de urina. - Para mulheres, o ideal é não fazer a coleta durante a menstruação. - Amostras não colhidas no Fleury devem ser entregues até três horas após a coleta.

Processamento e adequação da amostra

- Enviar 4 mL de urina amostra isolada em tubo plástico estéril de 4 mL à seção LARI, congelada. ATENÇÃO: são rejeitadas amostras com pH inferior a 2,0 ATENÇÃO: Utilizar a etiqueta URINA/TESTE para fazer alíquota extra de 1,0 mL de urina, se possível, e encaminhar para o setor LARI/LARN. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): não aceitável; Congelada (-20 ºC): 60 dias.

Método

- Cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas.

Valor de referência

Menores que 18 anos: 2.8-10.9 mmol/mol creat Adultos: 2.9-14.1 mmol/mol creat

Interpretação e comentários

- A cistina é um aminoácido que, em condições normais, é eficientemente reabsorvido pelas células tubulares renais, o que faz com que sua concentração urinária em adultos se situe abaixo de 14 micromoles por mol de creatinina. - A dosagem de cistina em urina contribui para o diagnóstico de cistinúria, que consiste em um defeito metabólico no qual o transportador comum dos aminoácidos cistina, ornitina, lisina e arginina não é suficientemente efetivo, causando dificuldade nos movimentos transmembrana. A reabsorção tubular fica dificultada e há aumento da concentração urinária. - Este exame não é adequado para o diagnóstico de cistinose, uma vez que, nessa entidade, ocorre deposição de cistina em tecidos moles, medula óssea, córnea e outras áreas, com nível sérico de cistina normal.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989