Centrômeros, Anticorpo IgG, soro

Outros nomes:

CENTRÔMEROS, ANTICORPO IGG NO SORO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 3 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h*

* Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Orientações necessárias

- Este exame não necessita de preparo.

Processamento e adequação da amostra

- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2200 g por 10 minutos a 18 ºC; - Não aliquotar; - Enviar à seção, em temperatura ambiente; - Volume ideal: 1,0 mL; volume mínimo: 0,5 mL. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 8 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 3 meses.

Método

- Imunofluorescência indireta em células HEp-2.

Valor de referência

- Nuclear: não reagente. - Nucleolar: não reagente. - Placa cromossômica metafásica: não reagente. - Citoplasmático: não reagente. - Aparelho mitótico: não reagente.

Interpretação e comentários

- A pesquisa de anticorpos antinúcleo auxilia no diagnóstico de doenças reumáticas auto-imunes e é realizada por técnica de imunofluorescência indireta (IFI), utilizando-se, como substrato da reação, células HEp-2. Esta metodologia apresenta grande sensibilidade e baixa especificidade e, por esta razão, uma reação positiva, independente do título, deve ser valorizada com muita cautela, devendo sempre levar em conta a história, exame físico, quadro clínico e outros exames subsidiários, para possibilitar o diagnóstico correto de uma doença. No caso de suspeita clínica de doença mista do tecido conjuntivo ou lúpus eritematoso sistêmico não tratado, uma pesquisa negativa pela reação de IFI, quase exclui a hipótese diagnóstica. Para as outras doenças reumáticas auto-imunes, como esclerodermia, síndrome de Sjögren, polimiosite e dermatomiosite, uma reação de FAN negativa não elimina, mas torna menos provável a hipótese diagnóstica. Excepcionalmente, a reação de IFI pode ser negativa em pacientes com quadro clínico muito sugestivo de doença reumática auto-imune. Nesta eventualidade, deve-se considerar a pesquisa específica de alguns auto-anticorpos que, em algumas circunstâncias, podem não ocasionar um teste positivo de FAN, entre os quais, os anticorpos anti-Ro/SS-A, anti-Jo-1 e anti-RNP ribossomal (anti-P ribossomal). - Quando a reação de imunofluorescência é positiva e existem evidências para se suspeitar de determinada doença reumática auto-imune, o padrão de fluorescência pode auxiliar no direcionamento do próximo passo, qual seja, a identificação do auto-anticorpo envolvido (anti-DNA, anti-Sm, Anti-RNP, anti-Ro/SS-A, anti-La/SS-B, anti-Scl-70 e anti-Jo1). A identificação destes pode confirmar o diagnóstico, pois alguns deles são marcadores de doenças.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989