Beta-Hidroxibutirato, soro

Outros nomes:

ACETONEMIA

ACIDO HIDROXI BUTIRICO

BETA HIDROXIBUTIRATO

CETONA NO SANGUE

CETONICOS, CORPOS, BETA HIDROXIBUTIRATO

CORPOS CETONICOS, BETA HIDROXIBUTIRATO

GIERKE, BETA HIDROXIBUTIRATO

HIDROXIBUTIRATO, BETA

BETA-HIDROXIBUTIRATO

Jejum

Para todas as idades jejum mínimo necessário de 4 horas

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 15 dias corridos às 18h*

* Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Orientações necessárias

- É necessário trazer documento de identidade (RG).

Processamento e adequação da amostra

- Receber a amostra em embalagem REF e mantê-la nesta condição até a manipulação. -- Aguardar 30 minutos; - Centrifugar a 2739 g por 10 minutos a 18 ºC; - Aliquotar 2 mL de soro em frasco plástico de alíquota padrão - Vol. Mínimo: 0,5 mL; - Enviar refrigerado ao LARI/LARN . Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: não aceitável; Refrigerada (2-8 ºC): 7 dias; Congelada (-20 ºC): 7 dias.

Método

- Enzimático

Valor de referência

Adulto: Inferior a 0,28 mmol/L Pediátrico: 0,04 a 0,18 mmol/L

Interpretação e comentários

- O exame é útil para a avaliação de condições que causam a cetoacidose, tais como o diabetes mellitus descompensado e alguns erros inatos do metabolismo. O beta-hidroxibutirato corresponde a 78% dos corpos cetônicos, o acetoacetato, a 20% e a acetona, a 2%. Uma pequena quantidade de acetoacetato é formada durante o metabolismo normal dos ácidos graxos livres, e novamente metabolizada nos tecidos periféricos. - Em certas condições, como jejum, diabetes mellitus descompensado ou na doença de von Gierke - de armazenamento de glicogênio -, a produção de acetoacetato pode exceder a capacidade de metabolização dos tecidos periféricos. Algum acetoacetato é convertido em acetona por descarboxilação espontânea. A maior parte, porém, acaba sendo transformada em beta-hidroxibutirato, que é mais estável do que o acetoacetato e a acetona.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989