Bacterioscópico, feminina, secreção uretral

Outros nomes:

BACTERIOSCÓPICO DE SECREÇÃO URETRAL FEMININA

CITOBACTERIOSCOPICO DE SECRECAO RETRAL FEMININA

GRAM DE SECRECAO URETRAL FEMININA

URETRAL FEMININA, BACTERIOSCOPICO DE SECRECAO

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 1 dia útil (incluindo sábado) às 13h*

* Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Orientações necessárias

- A coleta da amostra deve ser feita pela manhã, antes de a cliente urinar, ou a qualquer hora do dia, desde que a mulher esteja pelo menos há duas horas sem urinar. - Esse exame pode ser realizado em qualquer unidade do Fleury.

Processamento e adequação da amostra

- Acondicionar o frasco porta lâminas em saco plástico tipo ZIP e enviar para a Seção de Microbiologia à temperatura ambiente. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 72 horas. Refrigerada (2-8 ºC): 72 horas. Congelada (gelo seco): indefinido.

Método

- Exame microscópico após coloração pelo método de Gram, com descrição da celularidade e relato e quantificação dos microrganismos presentes.

Valor de referência

- Ausência de microrganismos coráveis pelo Gram ou presença de microrganismos da microbiota normal da uretra.

Interpretação e comentários

- O exame permite a detecção de microrganismos, mas dá especial atenção à pesquisa de diplococos gram-negativos, intra ou extracelulares, com características de Neisseria gonorrhoeae e a bacilos gram-variáveis com características de Gardnerella vaginalis. A pesquisa de Trichomonas por exame microscópico a fresco e após coloração pelo método de Gram é igualmente realizada de rotina, assim como a notificação da presença de leveduras. Por se tratar de metodologia que cora a parede celular, o exame não detecta as bactérias desprovidas dessa estrutura, tais como a Mycoplasma e a Ureaplasma, e as de crescimento intracelular, como a Chlamydia, que, portanto, necessitam de testes específicos. - A sensibilidade do exame para a pesquisa de Neisseria gonorrhoeae é maior em pacientes do sexo masculino, portanto, em casos de suspeita clínica de infecção gonocócica e em mulheres oligossintomáticas, a cultura é mais indicada por ter maior sensibilidade.

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989