Antibiograma, incluido, Vários Materiais

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 5 dias úteis (incluindo sábados) às 22h*

* Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Orientações necessárias

- Este exame é realizado , após liberação de cultura POSITIVA, onde o médico solicita posteriormente a inclusão de antibiograma. - Neste caso, o prazo máximo para a solicitação do exame, após a liberação da cultura, é de sete dias. - A análise também pode ser feita em amostra bacteriana (cepa), enviada em placa ou tubo de cultura ou em microrganismo isolado, enviado em meio de transporte adequado, à temperatura ambiente.

Método

- Exame realizado pelo método da difusão dos discos e/ou método automatizado "Vitek", proporcionando um resultado qualitativo (sensível, intermediário ou resistente) e interpretado de acordo com as normas estabelecidas pelo CLSI (The Clinical and Laboratory Standards Institute).

Valor de referência

- O antibiograma pela metodologia da difusão do disco expressa se o microrganismo é sensível (S), resistente (R) ou possui sensibilidade intermediária (I) aos antimicrobianos testados, de acordo com as normas do CLSI (Clinical Laboratory Standard Institute), antigamente denominado de CLSI (The Clinical and Laboratory Standards Institute). Esta interpretação é feita de acordo com as leituras dos halos de inibição (em mm) observada frente aos diversos antimicrobianos testados, que são selecionados de acordo com a espécie bacteriana e o material clínico de onde a mesma foi isolada. - Tais critérios guardam relação com os níveis dos antimicrobianos habitualmente atingíveis no sangue.

Interpretação e comentários

- A principal finalidade do antibiograma originou-se da necessidade de detectar resistências imprevisíveis para efetuar a escolha do antimicrobiano mais adequado para o tratamento. Além disso, este exame tem importância epidemiológica no acompanhamento da resistência bacteriana porque possibilita monitorizar o surgimento de novos mecanismos de resistência e acompanhar a disseminação dos já existentes. - O teste é útil para o adequado tratamento das infecções bacterianas, uma vez que pode indicar a que antimicrobianos o microrganismo é sensível ou resistente. Os medicamentos selecionados para a análise são os mais indicados, levando sempre em consideração o patógeno e o material clínico de procedência. De toda forma, outros antimicrobianos podem eventualmente ser também testados, caso isso seja solicitado pelo clínico responsável. - Este exame é qualitativo e informa somente se a bactéria é sensível ou resistente aos antimicrobianos testados. De qualquer forma, aspectos farmacocinéticos e farmacodinâmicos são também importantes na escolha do antimicrobiano mais adequado para a terapêutica. - Há situações em que é importante que o antibiograma forneça também a concentração inibitória mínima (CIM) do antimicrobiano que inibe o crescimento da bactéria. Para tanto, o médico deve solicitar um antibiograma quantitativo e especificar os antimicrobianos a serem testados (ver exame Concentração Inibitória Mínima para Antibióticos).

Dias de Medicamento

0

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989