Aldosterona, urina

Outros nomes:

CONN, SINDROME, ALDOSTERONA NA URINA

HIPERALDOSTERONISMO, ALDOSTERONA NA URINA

MINERAROCORTICOIDE NA URINA

SUPRARRENAL-ADENOMA, ALDOSTERONA NA URINA

ALDOSTERONA NA URINA

Agendamento

Este exame nao necessita ser agendado.

Prazo de Entrega

Em até 7 dias úteis (sem contar o sábado) às 18h*

* Este prazo pode variar de acordo com a unidade. Por favor, ligue para a nossa Central de Atendimento para confirmar o prazo na unidade de preferência.

Orientações necessárias

I - Material - Este exame é realizado em urina colhida durante 24 horas. II - Critérios de realização - O cliente deve retirar, no Fleury, os frascos adequados para a coleta do material e a folha de instruções. É obrigatório a apresentação do pedido médico na retirada dos frascos. - Nas 48 horas que antecedem o exame, o indivíduo não pode receber contraste radiológico. - Para mulheres, o ideal é não fazer o exame durante a menstruação. Da mesma forma, não devem ser usados cremes/óvulos vaginais durante as 24 horas de coleta da urina. III - Prazo para entrega do material - A amostra precisa ser entregue no Fleury até 48 horas após o término da coleta.

Processamento e adequação da amostra

- Homogeneizar e medir o volume; - Aliquotar 4 mL em 1 tubos plástico estéril com capacidade para 4 mL cada; - Anotar volume total na ficha do cliente e no sistema de gerenciamento de amostra; - Enviar à seção, refrigerado. Estabilidade da amostra: Temperatura ambiente: 6 horas; Refrigerada (2-8 ºC): 5 dias; Congelada (-20 ºC): 1 mês.

Método

- Imunoensaio competitivo quimioluminescente.

Valor de referência

1,2 a 28,1 µg no volume de 24 horas.

Interpretação e comentários

- A aldosterona é um hormônio esteróide produzido pelas células da zona glomerulosa do córtex adrenal, sendo o principal mineralocorticóide. A principal indicação clínica de sua determinação é o diagnóstico do hiperaldosteronismo primário (síndrome de Conn e adenoma de supra-renal) ou secundário. Convém ressaltar que esse hormônio se altera de acordo com o conteúdo de sal da dieta, com a postura do indivíduo e com o uso de drogas, principalmente diuréticos.

Dias de Medicamento

IMPORTANTE: Anotar medicamento(s) do (s)último(s): 30 dias(s).

Cobertura de convênios

Para informações sobre cobertura de convênio, consulte nossa página de Convênios ou ligue para nossa Central de Atendimento pelo telefone: (21) 2266-8989

Preços e Pagamento Particular

A Clínica Felippe Mattoso oferece parcelamento em até 10x sem juros (parcela mínima de R$ 50,00).

Não possui cadastro? Cadastre-se já!

Entre em contato com a nossa Central de Atendimento e agende seu exame: 

(21) 2266-8989